Um erro quase levou empreendedor às ruínas
O nome dele é Flávio Augusto e, atualmente, ele figura entre alguns dos maiores empreendedores do Brasil, sendo fundador da escola online de inglês, Wise Up Online – @wiseup, um verdadeiro case de sucesso.
Empresário perdeu o direito de uso da marca porque não fez o registro no INPI
(Imagem: Google Imagens)
Mas… Nem sempre foi assim. Flávio começou tudo errado por falta de conhecimento. Lá no começo a escola se chamava Winners e o empresário estava tranquilo, seguro de que poderia usar a marca porque já havia feito o registro na Junta Comercial.
Ledo engano! Flávio simplesmente perdeu sua marca! Após notificação judicial, perdeu o direito de uso da marca que já tinha o registro no INPI para uso de outro curso de inglês.
Flávio achava que por já ter o registro na Junta Comercial, tudo estaria certo.
Em entrevista concedida ao programa The Noite – @sbtthenoite com Danilo Gentili – @danilogentili, no SBT, que você pode conferir aqui, Flávio Augusto – @geracaodevalor contou como foi frustrante toda essa situação. Flávio precisou mudar absolutamente tudo: o nome em si da marca, que passou a se chamar Wise Up Online, o logotipo, letreiros, todo o material didático do curso, tuuudo! O que envolveu muito gasto e tempo!
Naturalmente, tudo isso poderia ter sido evitado se Flávio tivesse a orientação correta de uma empresa experiente na atuação em registro de marcas e patentes e que explicaria que, apenas com o registro na Junta Comercial, não seria possível garantir sua marca.
Entenda a diferença entre Junta Comercial e INPI
Junta Comercial não concede o registro de marca (Imagem: Pixabay)
Junta Comercial – Órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais. Há uma Junta Comercial em cada Estado brasileiro, também chamada de “casamento de empresas”. Escritórios de contabilidade podem providenciar os registros das empresas junto às Juntas Comerciais.
INPI – O Instituto Nacional da Propriedade Industrial é uma autarquia federal brasileira, criada em 1970, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Antecedido pelo Departamento Nacional da Propriedade Industrial. É o único órgão brasileiro responsável pelo deferimento e indeferimento dos pedidos de registro de marcas e patentes no País.
Por isso, é muito importante o empreendedor que está começando, se cercar de informação, profissionais e empresas de confiança para que consiga trilhar o caminho mais correto possível, a fim de evitar desperdício de dinheiro – que sabemos, no começo dos negócios, não é fácil, e desperdício de tempo.
A Feira do Empreendedor SEBRAE 2022 será uma ótima oportunidade para empreendedores tirarem todas as dúvidas sobre registro de marcas e patentes. Silvia Martins, especialista em marcas e patentes há duas décadas e fundadora das empresas Martins & Fernandes Marcas e Patentes e Registre Fácil, estará na Feira, no estande S32 ou no balcão de negócios B19 para sanar todas as dúvidas dos visitantes.
Até mais e bons negócios!